Você sabe quais são os benefícios da dieta vegetariana para a saúde?

Você sabe quais são os benefícios da dieta vegetariana para a saúde?

  • Camila Oliveira
  • Camila Oliveira

Adotar uma dieta vegetariana é saudável? A resposta para essa dúvida, que ainda é muito comum, é SIM!

Aqueles que pensam que esta dieta não é suficientemente rica em nutrientes, fibras e proteínas estão enganados. Já foi comprovado que a adoção desse plano alimentar traz inúmeros benefícios para a saúde. Nós vamos te contar um pouco mais sobre eles.

Porém, é importante lembrar que há diferentes tipos de dietas vegetarianas. Para entender melhor cada uma delas, confira aqui.

A decisão de se tornar vegetariano é individual e pode ser tomada visando beneficiar a própria saúde. Mas saiba que, ao fazer essa mudança, você também estará poupando a vida de muitos animais explorados para consumo.

Seja pelos animais ou pela sua saúde, você entrou neste post para saber um pouco mais sobre os benefícios dessa dieta, certo? Então confira!

Aumento da ingestão de nutrientes

Ao adotar uma dieta vegetariana, você estará consumindo muitos nutrientes. Isso acontece porque aumenta-se o consumo de oleaginosas, vegetais, frutas e legumes. E adivinha só o que tem nesses alimentos? Sim, nutrientes de sobra.

É importante conhecer o que cada alimento oferece para saber o que colocar no prato e garantir um consumo equilibrado de nutrientes. Por exemplo, as oleaginosas e leguminosas são ricas em proteínas. Enquanto isso, os vegetais verde-escuros são boas fontes de cálcio.

Quer saber montar um prato vegano perfeito? Veja este post aqui.

Diminuição dos níveis de açúcar no sangue

Estudo realizado pelo Comitê dos Médicos para uma Medicina Responsável (EUA) mostra que diminuir o consumo de produtos de origem animal pode reverter a diabetes. Isso acontece porque uma dieta vegetariana turbina a ação das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Assim, os alimentos são quebrados mais lentamente no organismo por conta dos grãos integrais e fibras, o que ajuda a manter os níveis de açúcar baixos no sangue.

Menor risco de desenvolvimento de doenças cardíacas

Pessoas que comem carne costumam consumir quantidades maiores de gordura saturada, o que aumenta a pressão sanguínea e o colesterol. Já as pessoas que optam por uma dieta vegetariana têm 42% menos chance de morte por doença cardíaca.

Além disso, há uma redução de 75% do risco de pressão alta. Esse fator é um resultado do aumento no consumo de alimentos que fazem bem para o coração, como cereais integrais, oleaginosas e vegetais.

Reduz as dores de artrite

A artrite é uma inflamação no corpo que, muitas vezes, está ligada ao consumo de produtos de origem animal, como carnes alteradas por hormônios, leite e derivados. Pessoas que seguem uma dieta vegetariana normalmente têm uma alimentação mais rica em bactérias boas, o que ajuda a eliminar as bactérias ruins do organismo e reduz a propensão a processos inflamatórios

Diminui os níveis de colesterol

O consumo de carnes, ovos e leite está diretamente ligado ao aumento do nível de colesterol, o que leva a obstrução de artérias. Em pesquisa realizada pela Associação Médica Americana, foi descoberto que a alimentação vegetariana é capaz de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Essa mudança alimentar resulta na mesma eficácia de algumas estatinas, que são medicamentos utilizados para controlar quantidades elevadas de colesterol. Além disso, o estudo indicou que a redução do colesterol entre pessoas vegetarianas foi de 29%.

Pode melhorar o condicionamento físico

Muito se engana quem pensa que os vegetarianos são fracos e não consomem proteínas suficientes para realizar exercícios. Ao optar por uma dieta sem produtos de origem animal e dar preferência para alimentos naturais, o nível de condicionamento físico tende a melhorar e a pessoa pode, inclusive, apresentar maiores níveis de resistência. Afinal, uma alimentação vegetal tem menos ingestão de gorduras saturadas, o que é benéfico para o bom funcionamento da artérias do corpo.

Quer esses benefícios na sua saúde? Confira o nosso Guia Vegetariano gratuito, saiba como começar e se inspire com essa seleção de receitas e ideias 😉

 

Foto da capa: Reprodução