Sou vegano e atleta, o que devo incluir na minha dieta?

Sou vegano e atleta, o que devo incluir na minha dieta?

  • Camila Oliveira
  • Camila Oliveira

Muito se engana quem pensa que veganos não podem fazer esportes de intensidade por conta da falta de proteína na alimentação. É possível garantir uma alta quantidade proteica em alimentos vegetais, sim!

Você é atleta e ainda não sabe como encontrar os melhores alimentos para o seu corpo? Nós vamos ajudar você!

Pasta de amendoim

Muito utilizada por atletas no pré-treino, a pasta de amendoim é um ótimo exemplo de fonte de proteína. São 3,8g de proteína a cada 15g de pasta! Ela também é uma excelente fonte calórica e serve como impulsora de energia para a realização do treino.

Porém, tome cuidado com pastas de amendoim que têm açúcar. O ideal é consumir a versão integral. 😉

Folhas verdes

As folhas verdes escuras são ótimas para atletas devido às suas quantidades de cálcio e ferro, além de ajudarem a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Dentre elas estão: couve, acelga, espinafre e alface.

Para atletas, indica-se o consumo após o treino, para repor as vitaminas e minerais que o corpo precisa depois de realizar esforço.

Grão-de-bico

Um alimento que não pode faltar nas suas refeições é o grão-de-bico. A cada 100g dessa leguminosa, 8,86g são de proteína.

Ele pode ser usado nas refeições do pós-treino para garantir a recuperação das proteínas depois do esforço. Uma boa opção para comer após fazer exercício é o “omelete” de grão-de-bico. Saiba como fazer aqui.  

Suplementos proteicos

Para atletas que já estavam acostumados com a ingestão de suplementos, por que não testar a versão vegetal? Hoje, existem inúmeras opções de proteínas no mercado para incluir em um shake, por exemplo. Algumas das mais conhecidas são: ervilha, arroz e soja.

Está mais tranquilo agora que sabe que pode fazer os seus exercícios sem se preocupar com as proteínas? 😉 Para se inspirar com mais opções, baixe aqui o nosso Guia Vegetariano Gratuito.