14 receitas veganas deliciosas para fazer você esquecer os frutos do mar

Todos os dias, mais e mais pessoas tomam conhecimento sobre a crueldade a que os animais são submetidos na indústria, incluindo os peixes. Além de causar sofrimento para os animais, comer peixe ainda prejudica sua saúde, já que a carne desses animais contém altas quantidades de metais pesados e tóxicos para o nosso organismo, como mercúrio e arsênio, que podem causar danos cerebrais. Os peixes criados em cativeiro ainda tomam antibióticos para controlar infecções por bactérias e fungos.

A indústria pesqueira também causa um desequilíbrio ambiental de enormes proporções. Os navios retiram dos oceanos muito mais do que a natureza é capaz de repor e são reconhecidamente a maior causadora de morte de baleias, golfinhos, tartarugas e tubarões.

Isso para não falar do sofrimento enorme causado aos peixes, que são animais inteligentes e sensíveis. Eles andam em grupos, utilizam ferramentas como pedras para ajudar em sua alimentação, e até mesmo gostam de ser acariciados! Nem precisa dizer que, como outros animais, sentem dor e medo. Quando são pescados, sufocam lentamente por estarem fora do oceano e são esfolados e cortados enquanto ainda estão vivos e conscientes, lutando por suas vidas.

Essas razões são mais que suficientes para deixarmos peixes, caranguejos, camarões e outros animais marinhos fora do nosso prato, certo? Mas aqui vão mais 14 bons motivos: versões veganas deliciosas de pratos tradicionalmente feitos com frutos do mar.

1. Filé de pescada

Esse filé de pescada das Viewganas é simplesmente sensacional. Fica idêntico!

2. Bobó na moranga

Esse bobó tem uma apresentação que com certeza impressiona. Veja a receita no canal do Tá Na Mesa Vegg.

3. Sushi

Para quem ama comida japonesa, que tal criar seu próprio sushi? (Em inglês, para traduzir basta usar o navegador Chrome e clicar com o botão direito sobre a tela.)

4. Peixe vegano

Essa versão do Presunto Vegetariano é de tofu com alga!

5. Moqueca

Confira a versão vegana do blog Flor de Sal para esse prato super tradicional da culinária brasileira.

6. Ceviche 

Desde que a culinária peruana começou a ficar famosa, o ceviche virou queridinho de muitas pessoas — e, claro, veganos não ficariam de fora com essa receita do blog Tempero Alternativo!

7. Casquinha de siri

A versão vegana da casquinha de siri é feita com um ingrediente inusitado. Descubra qual no canal Viewganas.

8. Sashimi

Lindo, saudável e fresco. Dá uma olhada na receita de sashimi do blog Minimalist Baker. (Em inglês, para traduzir basta usar o navegador Chrome e clicar com o botão direito sobre a tela)

9. Bolinho de siri tailandês

Esse bolinho vai fazer até o Siri Cascudo querer copiar a receita do blog A Virtual Vegan.

10. Bolinho de bacalhau

Esse clássico de português tem versão vegana também. Ótima ideia de aperitivo do canal Viewganas.

11. Nigiri de shitake

Que tal substituir o peixe do seu nigiri por shitake? O blog Presunto Vegetariano mostra como.

12. Paella

Esse prato espanhol é conhecido por levar diversos frutos do mar, mas o blog Crazy Vegan Kitchen ensina como fazer sem nenhuma crueldade.

13. Bacalhoada

Essa versão do blog Veganize-se da bacalhoada é saborosíssima e pode ser curtida o ano todo!

14. Peixinho da horta

A gente pode plantar peixes em nosso quintal! Isso mesmo: dá uma olhada nessa receita de “peixinho da horta”, sequinho e crocante, da Bela Gil.

Quer ajuda para mudar para uma dieta vegetariana? Clique aqui para começar!