Aqui está o essencial na lista de compras de qualquer vegetariano

Você está pronto para ser vegetariano, mas não sabe muito bem como começar? Manter uma dieta sem nada de origem animal é fácil uma vez que você se adapta, mas saber o que comprar no supermercado pode ser um desafio no início.

Felizmente, com produtos veganos disponíveis na maioria das lojas, temos mais opções do que nunca. Então, produzimos um resumo rápido dos itens indispensáveis na despensa vegana.

Muitos desses alimentos já devem ser familiares para você e tê-los sempre por perto pode poupar nas compras e na cozinha.

1. Frutas e verduras

Frutas e verduras são essenciais em qualquer dieta saudável, além de serem super econômicas e versáteis.

Escolha algumas folhas verdes, abacates, maçãs, cenouras, batatas, enfim, qualquer outra coisa que você deseja. Se você tem receio que os vegetais estraguem, pode comprá-los congelados, comprar fresco e congelar por meio da técnica de branqueamento ou simplesmente comprar em menor quantidade e ir mais vezes ao mercado.

2. Leguminosas

Feijão, lentilhas, grão-de-bico e muito mais! Esses grãos ricos em proteínas, chamados leguminosas, são saudáveis e com eles você pode criar uma enorme quantidade de pratos deliciosos, como ensopados, saladas, curry, chilli, patês, bolinhos e até omelete (sem ovo, claro!).

3. Cereais

O arroz integral, quinoa, trigo, cevada e aveia são cereais, esses ingredientes cheios de nutrientes e fáceis de preparar. Portanto, certifique-se de experimentar o máximo deles para encontrar seus favoritos.

Não se esqueça que macarrão, pão e tortilhas são geralmente feitos a base de cereais. Você provavelmente já está acostumado a comprar esses produtos, mas muitas pessoas não percebem que, muitas vezes, não levam nada de origem animal. Basta verificar os ingredientes para se certificar de que eles não carregam produtos lácteos ou ovos.

4. Nozes e sementes

Ricas em gorduras saudáveis e proteínas, nozes e sementes são excelentes para saladas ou para ter na bolsa em caso de emergência. Mas há muito mais que você pode fazer com eles. A castanha de caju pode se tornar uma excelente base cremosa para molhos ou tortas como cheesecakes e nozes podem ser adicionadas à sua receita de hambúrguer vegetariano preferida como ingrediente adicional.

5. Alternativas a laticínios

Existem muitas alternativas de laticínios deliciosas no mercado e nenhuma despensa está completa sem nenhum destes. Já existem marcas de queijo como NoMoo, SuperBom, Goshen que já disponibilizam queijos veganos maravilhosos no mercado. Com eles você poderá substituir o leite e a manteiga e também poderá provar uma grande variedade de queijos e iogurtes veganos.

Lembrando que também é possível produzir muitos substitutos em casa mesmo! Os leites vegetais são um ótimo exemplo e super fáceis de fazer. Eles são melhores para sua saúde, o meio ambiente e os animais!

6. Carnes vegetais

Há nuggets, hambúrgueres, salsichas e até coxinha congelada! Muitos produtos como esses podem ser encontrados em mercados e lojas especializadas.

E não se esqueça do tofu, do tempeh e do seitan. Esses alimentos são ricos em proteínas e são super versáteis para fazer pratos simulando carne!

7. Condimentos, especiarias e ervas

Muitas vezes negligenciados, os condimentos podem tornar sua refeição deliciosa! Portanto, assegure-se de sempre ter em casa seus favoritos e de experimentar muitos novos. Molhos, mostarda, ervas frescas e pimentas são perfeitos para dar aos seus pratos um toque especial.

8. Doces

Eles não podem ser esquecidos! Há diversas opções de biscoitos sem nada de origem animal no mercado — basta pesquisar um pouco. Alguns chocolates são veganos, procure por aqueles com maior graduação de cacau (mas não dispense ler a embalagem, alguns contêm leite). Os brasileiros também levam sorte, porque um dos queridinhos nacionais, o açaí, é vegetariano, gostoso e muito saudável. Ele pode fazer as vezes do sorvete comum! Frutas secas e goiabada também são boas pedidas.

Se essas ideias te inspiraram, você vai gostar ainda mais das dicas do nosso Guia Vegetariano Gratuito. Clique aqui para baixar.