18 opções que provam que Curitiba é a capital vegana do Brasil

18 opções que provam que Curitiba é a capital vegana do Brasil

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

? até injusto ter que fazer uma lista de opções veganas em Curitiba: o número de restaurantes veganos tem crescido tanto que tivemos que deixar muitos de fora. Não é à toa que a cidade tem sido chamada de capital vegana do Brasil. 11% dos curitibanos se declararam vegetarianos, de acordo com o IBGE.

Então vamos combinar? Quem for para Curitiba leva essa lista como referência dos preferidos da nossa equipe, mas não deixa de experimentar as outras muitas opções que a cidade tem para oferecer em cada cantinho. E depois conta pra gente, combinado?

1. GreenGo Vegetariano

Você simplesmente não pode deixar de ir. Esse restaurante, que abre para o almoço e jantar, é totalmente vegano e o forte desse são os bowls, que você monta escolhendo os ingredientes disponíveis no dia. Além de saudável, é delicioso!

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Aline Baroni (@aline_baroni) em

 

 

 

2. Dom Veggie 

O Dom Veggie já é tradicional para os vegetarianos de Curitiba. ? um buffet enorme e cada dia da semana é levemente temático. O restaurante é ovo-lacto-vegetariano, mas tem diversas opções sem nada de origem animal.

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Dom Veggie (@domveggie) em

 

 

3. Botanique ou Negrita 

Os dois restaurantes são da mesma dona e têm um menu parecido. O Negrita fica numa área boêmia da cidade e funciona como um bar de inspiração latina; já o Botanique abriga também uma loja de plantas também, e funciona como um café. Não deixe de experimentar a paella vegana, que é deliciosa. A versão vegana do desayuno também é deliciosa, boa pedida para quando a gente acorda tarde no domingo.

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Aline Baroni (@aline_baroni) em

 

 

 

4. Papôla   

Quer comer um brunch (aquele café da manhã tardio, mas que não é almoço ainda)? Recomendamos o Papôla. O ambiente é uma gracinha e, se você for no domingo, ainda dá para pegar a feira do Juvevê. Para a opção vegana, recomenda-se fazer reserva com antecedência.

#vegan #brunch ??? @pap_ola

A post shared by Aline Baroni (@aline_baroni) on

 

5. Veg e Lev   

O restaurante não é vegetariano, mas conta com muitas opções legais de pratos à la carte sem nada de origem animal: feijoada, o prato tradicional (com feijão, arroz, farofa, couve e um “bifinho” de cogumelos), moqueca, nhoque. Uma boa pedida para quando você quer impressionar, mas despretensiosamente. A notícia boa é que eles estão começando a abrir restaurantes também em shoppings ?? o primeiro no Pátio Batel e o segundo deve abrir em breve no Shopping Curitiba.

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Aline Baroni (@aline_baroni) em

 

 

 

6. Lagundri  

Sem dúvidas o melhor restaurante asiático da cidade. E a melhor notícia é que recentemente eles começaram a investir bastante em opções sem nada de origem animal, como curries e pad thai. Durante a semana, tem até um menu de almoço com entrada e prato principal veganos a um preço bem acessível.

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Aline Baroni (@aline_baroni) em

 

 

 

7. Tiki Liki   

Já se você está querendo uma comida asiática de rua, vá ao Tiki Liki. Tem opções indianas, tailandesas, japonesas e coreanas. Lá, você pode escolher a proteína, então a maior parte dos pratos fica vegano quando você escolhe tofu. Ah, experimente pakora como entrada, são deliciosas!

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Aline Baroni (@aline_baroni) em

 

 

 

8. Pizza da Lupertine 

Pelo menos três restaurantes fazem delivery de pizza vegana na cidade, para aquele dia em que o plano é ficar debaixo das cobertas — o que não é raro na fria e cinza Curitiba. Dá uma olhada nos restaurantes Famiglia Originale, Opte Pizza e na Pizzaria Lupertine e escolha a que te deixar com mais água na boca. Se você, como nós, gosta de recheios bem generosos, recomendamos a última.

 

 

 

9. Pizza   

Já se a ideia é sair com os amigos para conversar, sugerimos que você vá até o Pizza, localizado em três endereços. As pizzas são vendidas por pedaços e as pessoas comem na rua mesmo, um ambiente bem descontraído ?? e olha que enche de gente, hein? A opção vegana é a pizza marinara, que nada mais é que a massa fininha, molho de tomate e fatias de alho. Simples, mas surpreendentemente deliciosa!

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Aline Baroni (@aline_baroni) em

 

 

 

 10. Paprica Vegan  

Eles abriram inicialmente em uma portinha no bairro Mercês, mas os cachorros quentes são tão deliciosos que começaram a fazer sucesso, até que agora, finalmente, eles abriram um restaurante “oficial”. No Páprica vende também hambúrguer, torta, bolo, donuts e salgados, mas você não vai querer perder o cachorro quente com salsicha artesanal de feijão. A propósito, em Curitiba salsicha se chama vina.

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Páprica Vegan (@papricavegan) em

 

 

 

11. Barba Hamburgueria  

O “best burguer in the world” é curitibano, sim, mas é o do Barba. O restaurante não é vegetariano, mas tem várias opções de hambúrgueres veganos, dentre os quais nosso preferido é o de batata com ervilha.

 

12. Quintana

Se você der sorte de estar em Curitiba em um dos raros dias com sol, você vai gostar de aproveitar o quintal do restaurante Quintana. O restaurante preza por ingredientes frescos e temperos naturais, e tudo é feito com extremo capricho e diríamos até requinte. São várias opções veganas deliciosas no sistema buffet.

13. New York Cafe 

Esse café de estilo nova iorquino tem dois endereços em Curitiba e é uma ótima dica de lugar para encontrar amigos. São várias as opções sem nada de origem animal, dentre as quais destacamos o hambúrguer de falafel, onion rings com lemon and pepper e o chocolate quente.

 

 14. Cidadão do Mundo 

Outra hamburgueria que tem diversas opções veganas. Nossa indicação é experimentar o Paul McCartney, feito com hambúrguer vegano, queijo vegano, cogumelos paris e confit de tomates cereja.

 

 

 

 

15. Tuk Tuk

Muito parecido com o Tiki Liki, esse restaurante também tem opções veganas para pratos de rua indianos e tailandeses, já que o dono do Tuk Tuk fez, nos últimos anos, diversas incursões no sudeste asiático.

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Bruna Nascimento (@ntr.bruna) em

 

 

 

Bônus 1: Veg Veg Empório Vegetariano 

Logo que o veganismo começou a crescer em Curitiba, o Veg Veg abriu ?? a ponto da gente não saber mais se ele abriu porque o veganismo cresceu ou se o veganismo cresceu porque ele abriu. ? aí que você vai encontrar tudo o que pode imaginar em produtos veganos, desde pasta de dente até salsichas vegetais, além de uma lanchonete. Mas, mais do que isso, o Veg Veg é referência para o movimento em Curitiba e está sempre promovendo eventos relacionados ao veganismo e outras temáticas sociais.

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Veg Veg (@vegvegacasa) em

 

 

 

Bônus 2: Freddo Gelateria   

A gente não sabe lidar com o sorvete vegano de baunilha do Freddo! Dá uma alegria ver pessoas que nem são veganas escolhendo o sabor, a prova de que realmente é muito gostoso. Os sorbets de frutas e o de chocolate também não levam nada de produtos de origem animal.

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Aline Baroni (@aline_baroni) em

 

 

 

Bônus 3: Bake it  

Bolos lindos e deliciosos, queijo ou misto quente que parecem os tradicionais e um chocolate quente que é a cara dos dias nublados de Curitiba. Tudo isso você vai encontrar nessa confeitaria/café totalmente vegano, localizado em uma charmosa casa dividida entre diversos pequenos empreendimentos. Ah, elas também aceitam encomendas!

 

 

 —

Sem planos para ir para Curitiba? Não tem problema: a gente te ensina como ter uma dieta vegetariana deliciosa e saudável. Clique aqui para baixar nosso Guia Vegetariano Gratuito.