11 dicas sobre como falar para seus pais que você quer se tornar vegano

11 dicas sobre como falar para seus pais que você quer se tornar vegano

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

Precisamos te contar uma coisa: a equipe da Mercy For Animals no Brasil atualmente é composta por 27 pessoas. Dessas, apenas quatro são vegetarianas desde a infância ou adolescência ?? todas as outras, pode apostar, hoje gostariam de ter se tornado muito mais cedo.

O fato de uma criança ou adolescente querer se tornar vegano é sinal de que ele é uma pessoa sensível e compassiva, e temos muito orgulho de cada jovem que vem nos contar sua decisão de salvar os animais por meio da alimentação. Quanto mais cedo cada pessoa parar de comer carne, leite e ovos, melhor será sua adaptação e mais animais ela salvará!

Nós já demos orientações para pais que têm filhos vegetarianos. Seus pais estão apenas preocupados com a sua saúde e, muitas vezes, não têm informações suficientes sobre a dieta vegetariana. Não é fácil se deparar com desafios que nos fazem sair de nossa zona de conforto.

Recebemos também muitas mensagens de adolescentes vegetarianos nos pedindo dicas sobre como lidar com a família. Para ajudar, listamos 9 dicas para ajudar seus pais a confiarem na sua escolha e fazer uma transição saudável e tranquila.

 

 

1. Leia muito

 

Estar bem informado sobre os motivos para ser vegetariano e sobre como a dieta vegetariana pode ser saudável e gostosa é o primeiro passo. Muita gente questionará a sua decisão. Questionam até adultos, imagina de crianças e adolescentes? Por isso, ter informações de fontes confiáveis é fundamental para as pessoas entenderem que essa é uma decisão séria e ponderada. Dica: vão te perguntar sobre proteínas, cálcio e ferro, mas a gente te explica tudo nesses links.

 

2. Tenha paciência

 

Seus pais provavelmente insistem que você deve comer carne, laticínios e ovos porque estão preocupados com você e acham que esses alimentos são fundamentais para a nossa saúde ?? o que a gente sabe que não é verdade, mas talvez eles não. A dica, com eles, é ter paciência e ir aos poucos conquistando-os e mostrando que sua decisão é consciente e segura.

 

 

3. Paciência consigo mesmo também

 

Um dos passos mais importantes você já deu: entender que comer carne, leite e ovos é ruim para os animais, para o meio ambiente e para a sua própria saúde. Nós temos muito orgulho de cada um dos jovens que se conscientiza disso tão cedo! A transição pode ser um pouco complicada, por isso queremos que você tenha paciência consigo mesmo. Se um dia você tiver uma “recaída” ou comer algum produto de origem animal sem querer não tem problema: sempre há tempo para recomeçar.

 

4. Mantenha seus amigos

 

Quando a gente descobre algo, é normal querer mostrar para os amigos e para o mundo! Mas assim como cada um de nós levou anos para optar pelo vegetarianismo, muitos de seus amigos ainda estão amadurecendo, juntando informações. Nem todos estão prontos para ouvir e mudar agora. Então, tente conversar e inspirar quem der abertura para isso e perguntar, torne o assunto divertido e gostoso, nunca fale de forma agressiva ou julgando os outros. Pense que, se você acabar se isolando do seu grupo, será muito mais difícil convencê-los de que animais não são comida. Além de que ninguém quer ficar sem amigos, né?

 

 

5. Encontre outros veganos

 

Manter seu grupo antigo de amigos é super importante, mas você vai ver que conhecer veganos com quem você tenha afinidade e pode trocar informações e conversar sobre o assunto te ajudará muito.

 

6. Vá ao mercado e aprenda a cozinhar

 

Uma das principais queixas que os jovens nos enviam é que eles não têm como escolher os alimentos que vão comer. Mas é possível resolver isso: basta começar a participar da rotina da casa. Aliás, todo mundo deveria fazer isso: autonomia alimentar é revolucionária! Ir ao mercado com seus pais, conhecer os ingredientes e aprender a cozinhar é um passo muito importante para você não ter mais que ouvir que o prato do dia é carne. Seja protagonista da sua alimentação!

 

7. Coma bem

 

Veja o vegetarianismo como uma boa oportunidade para experimentar novos alimentos, você pode se surpreender. Comer regularmente leguminosas (feijões, grão-de-bico, amendoim, lentilhas, ervilhas) e cereais (arroz, trigo, aveia, quinoa), além de frutas, verduras e legumes frescos é essencial. Ficará difícil alguém questionar sua opção se ela for saudável e colorida.

 

8. Faça exames regularmente

 

Acompanhamento de um médico ou nutricionista é fundamental independentemente da dieta que as pessoas seguem. Só com exames de sangue você vai poder conferir se você está indo realmente no caminho certo e, de quebra, ainda mostrar para seus pais que é possível ser vegetariano e saudável. Contra fatos não há argumentos!

 

9. Reposição de vitamina B12

 

Vegetarianos (e grande parte das pessoas que comem carne também) precisam repor vitamina B12. Na maior parte dos casos a reposição pode ser feita com comprimidos fáceis de serem encontrados, mas um médico poderá te orientar sobre a dosagem e frequência.

 

 

10. Tenha uma conversa franca com seus pais

 

Parece clichê, mas a gente acha que nada é mais importante nesse momento do que sentar e ter uma conversa bem aberta com seus pais. ? importante que eles entendam que isso não é uma fase, que você não está fazendo isso para desrespeitá-los e que você não pretende mudar os hábitos alimentares de todos (a não ser que eles queiram, claro). Explique para os seus pais os benefícios que a dieta vegetariana traz para a saúde, diminuindo os riscos de câncer, doenças cardíacas e diabetes, e que é uma decisão importante para o meio ambiente e também para os animais ?? essa é a hora de pegar seu cachorrinho ou gatinho no colo e mostrar como eles não são diferentes dos animais explorados para consumo. Aliás, uma ótima ideia pode ser baixar nosso Guia Vegetariano Gratuito e ler junto com eles. Dessa forma, eles sentirão mais confiança de que essa é uma boa decisão.

 

 

11. Conte com a gente

 

Sabia que nós temos um número do Whatsapp em que uma equipe de especialistas tira exatamente dúvidas sobre a dieta vegetariana e também sobre como lidar com questões sociais ou familiares? Adiciona a gente lá. Queremos te dar todo o suporte necessário para você fazer a transição para o vegetarianismo de forma saudável e gostosa!