Quer reduzir seu consumo de carne e outros derivados de origem animal, mas não sabe por onde começar?

Quer reduzir seu consumo de carne e outros derivados de origem animal, mas não sabe por onde começar?

  • Camila Oliveira
  • Camila Oliveira

Começar algo novo sempre pode ser um pouco assustador por conta da falta de experiência e familiaridade com o assunto. Mas, quando a mudança é positiva, ela torna-se inspiradora. Afinal, reduzir o consumo de produtos de origem animal faz bem para a saúde, para os animais e para o planeta. 

Neste post, preparamos algumas dicas de alimentos essenciais para essa nova fase da sua vida. Com tanta informação de qualidade, você sentirá ainda mais motivação para fazer a mudança. 

Confira os principais alimentos que você precisará para a sua transição. Acredite, eles são bem mais simples do que você imagina. 😉

Grãos

alimentos veganos

Foto: Reprodução

Aposte nos grãos como sua principal fonte de proteína. Você pode variar entre feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha.

Para quem está começando, o mais comum é cozinhar esses grãos da forma tradicional, em uma panela com água ou na de pressão. Mas há diversas receitas que você pode usar para inovar e dar ainda mais sabor para algo que você pensava que era tão comum. 

Confira uma opção de preparo da lentilha que foge do comum, mas impressiona no sabor! 

Cereais

alimentos veganos

Foto: Reprodução

O consumo de cereais é outro ponto essencial para uma alimentação balanceada. Nesse grupo, estão opções como: quinoa, arroz, milho e aveia. 

Esses cereais também podem usados como farinha para servir de base para um bolo ou uma torta, por exemplo. 

Veja aqui uma opção de panqueca feita com a farinha da aveia. 

Oleaginosas

alimentos veganos

Foto: Reprodução

As oleaginosas são ótimas fontes de fibras e gorduras saudáveis para o corpo. Dentre elas estão: castanhas, amendoim, amêndoa e pistache. 

Normalmente consumidas como petisco, as oleaginosas também são uma ótima opção para transformar em farinha e deixar a sua receita muito mais nutritiva.

Também é possível usá-las para receitas ainda mais inovadoras. A castanha-de-caju, por exemplo, é muito usada para a produção de queijos e pastas de origem vegetal. Confira como preparar um requeijão vegano com esse ingrediente.

Folhas e vegetais verde-escuros

alimentos veganos

Foto: Reprodução

Por mais que você esteja iniciando a transição, é sempre bom ficar de olho nos nutrientes que o seu corpo precisa. As folhas e vegetais verde-escuros são ótimas fontes de ferro para o seu organismo, minimizando o risco de anemia. Brócolis, rúcula, couve, agrião, espinafre e escarola são alguns exemplos. 

Geralmente, esses alimentos são consumidos em saladas, sopas, refogados, assados ou como recheio de massas.

Mas é possível usá-los como molho também! Confira essa receita de nhoque de batata-doce com pesto de rúcula.  

P.S: Não se assuste achando que você vai ficar anêmico só por ter parado de comer carne. Uma alimentação baseada em vegetais, quando bem-feita, consegue muito bem suprir a necessidade de ferro. 😉 

Sementes

alimentos veganos

Foto: Reprodução

Fontes de ômega 3 e ácidos graxos, as sementes são suas amigas para combater o colesterol e evitar a hipertensão. Dentre essas sementes, as principais são a linhaça e a chia, que podem ser usadas em saladas de frutas, bolos, tortas, pães e biscoitos. Elas são exemplos perfeitos de ingredientes saudáveis, sem glúten e muito versáteis.

Para começar, você pode fazer um pudim de chia

Caso você queira saber um pouco mais sobre o impacto desse novo estilo de vida na saúde, confira este post sobre os benefícios da dieta vegetariana. Agora, se você precisa de mais um empurrãozinho na cozinha, baixe o nosso Guia Vegetariano Gratuito. Nele você encontrará as melhores receitas e dicas para continuar firme na sua transição!