Qual a diferença entre tofu, tempeh e seitan?

Julie Cappiello|
18 Maio 2018

Tofu, tempeh e seitan são todos produtos que podem ser usados ​​no lugar da carne. Eles são deliciosos, mas muito diferentes entre si, e podem ser usados ​​de várias maneiras. Vamos explicar direitinho!

Tofu

Também conhecido como queijo de soja, o tofu é um alimento macio feito de leite de soja coagulado e condensado em blocos. Cru ele não tem muito gosto, mas por isso mesmo absorve facilmente os sabores de outros ingredientes, como alho, cebola e especiarias. O tofu é um alimento super tradicional em diversos países asiáticos há mais de 2 mil anos!

Por causa de sua versatilidade, o tofu pode ser usado em uma infinidade de pratos. Pode ser a base para omeletes sem ovo, sobremesas, quiches, marinado, assado e até mesmo em smoothies!

Seitan

Também conhecido como glúten, o seitan foi criado durante o século VI como ingrediente da culinária asiática e tem sido um substituto comum da carne há mais de mil anos.

Tradicionalmente, o seitan é o resultado de enxaguar e cozinhar uma massa de trigo de forma a remover seu amido, deixando uma substância densa, que acabou por ser uma excelente alternativa à carne. No entanto, em diversos mercados hoje já é possível encontrar muitos produtos prontos feitos de seitan, como linguiças e outras “carnes”.

Em várias lojas de alimentos e produtos naturais é possível comprar glúten em pó, que permite um preparo super rápido e fácil. O seitan adquire facilmente os sabores de seus temperos favoritos. Além disso, é repleto de proteínas (60 gramas por xícara!), não tem colesterol e tem baixo teor de carboidratos.

Tempeh

Este alimento indonésio é feito por meio da fermentação da soja em folhas de bananeira, até adquirir forma e consistência firme. É um substituto comum da carne desde o século XII.

O tempeh contém mais proteínas (31 gramas por xícara!) e fibras do que o tofu, e seu leve sabor de nozes funciona muito bem em uma grande variedade de receitas.

Hoje, o tempeh está disponível pronto em várias lojas de produtos naturais e veganos. É possível comprar sem tempero e preparar da forma como você mais gostar!

Então é isso! Embora muito diferentes, tempeh, tofu e seitan podem fazer deliciosas refeições veganas repletas de proteína e sabor.

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