Importante jornal incita pessoas a se tornarem veganas

Importante jornal incita pessoas a se tornarem veganas

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

O jornal britânico The Guardian é o mais novo veículo de imprensa a dar destaque e incentivar o veganismo. O veículo é um dos mais respeitados jornais do mundo e, em seu editorial publicado no dia 5 de setembro, ressalta que os veganos devem ser encorajados, uma vez que sua escolha é “high in moral as well as digestive fibre” (um trocadilho que, traduzido, seria algo como “uma escolha de fibra: moral e digestiva”). É um passo significativo um veículo de imprensa se posicionar, tão clara e institucionalmente, a favor do veganismo.

O veículo afirmou que há diversos dados que provam que a criação e exploração de animais para consumo polui o ar e destrói o planeta. O jornalista cita um artigo recente da London School of Hygiene and Tropical Medicine que calcula que, se o mundo se tornasse vegetariano, as emissões anuais de gases de efeito estufa cairiam pela metade e as novas terras usadas todos os anos para cada pessoa seriam reduzidas quase pela metade.

Segundo o Observatório do Clima, no Brasil, a produção de carne emite mais gases de efeito estufa do que todo o setor de transporte — a pecuária é responsável por 25% das emissões. Esse valor dobra quando consideramos as emissões indiretas, relacionadas, por exemplo, ao desmatamento.

Segundo o The Guardian, a saúde dos adeptos também seria beneficiada, já que a carne está ligada ao câncer e a gordura saturada da carne e laticínios está relacionada a doenças cardíacas. Um estudo publicado pela National Academy of Sciences dos Estados Unidos prevê que o veganismo em escala global salvaria 8,1 milhões de pessoas por ano.

Se para alguns o problema é comer carne, para outros o risco é a concentração e consequente falta de alimentos causada pela pecuária. Uma em cada nove pessoas no mundo — cerca de 800 milhões de pessoas — passa fome, que mata mais do que a AIDS, tuberculose e malária juntas, segundo a ONU. Ao mesmo tempo, metade de toda proteína produzida no mundo é usada como ração.

Além do The Guardian, recentemente se juntaram à lista de publicações que incentivaram o vegetarianismo a Vogue BrasilVogue Espanha e a Vogue Americana.

Quer conhecer na prática os efeitos benéficos que a dieta vegetariana pode trazer à sua saúde, aos animais e ao planeta? Um bom começo é baixar nosso Guia Vegetariano Gratuito aqui.