9 coisas que a gente percebe quando se torna vegetariano

9 coisas que a gente percebe quando se torna vegetariano

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

1. Quando a gente come carne, tudo se resolve com um pedaço de carne, arroz e salada. Assim, nossa alimentação cai na rotina. Quando a gente vira vegetariano, começa a descobrir (e criar pratos diariamente com) um universo enorme de leguminosas e cereais, feijões de todos os tipos, grão-de-bico, lentilha, ervilha, arroz, quinoa, milho… E a lista poderia continuar!

2. Tofu é nosso amigo! Os amigos que comem carne tiram sarro por causa de tofu? Pois eles não sabem o que estão perdendo. Tofu um alimento milenar e é delicioso, só precisa saber preparar! Dá para fazer marinado com alho, shoyo e óleo de gergelim, assado, grelhado, na churrasqueira, fazer curry, moqueca, estrogonofe, colocar no sushi, como recheio de tapioca, omelete, patês. As opções são infinitas!

3. Ser vegetariano pode ser muito barato! Basta a gente encontrar uma feira, e lá compramos uma variedade enorme de frutas, verduras e legumes frescos e super em conta, fugindo dos altíssimos preços da carne.

4. Comidas 100% vegetais nos geram a sensação de saciedade! A gente sente isso no corpo quando começamos a apostar em leguminosas e cereais. Mas, se restarem dúvidas, tem até estudos sobre isso: pesquisadores da Universidade de Copenhagen descobriram que, quando as pessoas consomem vegetais ricos em proteínas como feijões e ervilhas, elas acabam comendo menos do que as pessoas que ingerem proteína por meio do consumo de carne.

5. A gente não come só comida saudável, não! Tudo que é junk food tem versão vegana: hambúrguer, cachorro quente, chocolate, coxinha, batata frita…

6. Nosso corpo fica melhor sem produtos de origem animal! Não tem mais enjoo, inflamação, as idas ao banheiro ficam mais regulares, a gente fica menos doente, sente mais disposição.

7. O processo de tomar a decisão de parar de consumir produtos de origem animal é mais complicado do que efetivamente parar de consumir produtos de origem animal. Deixa a gente explicar melhor: A gente fica um tempão sofrendo e maturando a ideia de não comer animais, achando que será complicado e difícil, sofrendo por causa daquela decisão. Mas a partir do momento em que a gente assume, diz em voz alta, tudo fica mais claro e simples, e a gente fica tão feliz pela decisão que nunca mais nem considera comer esses produtos.

8. A gente come sem culpa! Que sensação indescritível é olhar para o prato e ver que, além de colorido e saudável, nenhum animal foi explorado para que a gente se nutra. A vida fica mais leve quando a nossa comida faz bem para o mundo.

9. As pessoas ficam muito curiosas pela sua decisão, querem saber seus motivos e como você faz no dia-a-dia. Uma boa oportunidade para, com carinho e paciência, conversar com as pessoas sobre o assunto e inspirá-las!

Você pode sentir todos esses efeitos do bem com uma simples mudança em sua alimentação. Clique aqui para começar.